Páginas

Evite erros de impressão causados pela gravação incorreta da matriz serigráfica

Veja como evitar os principais problemas de impressão causados pela má gravação da matriz

Falhas de impressão podem ser causadas pela má gravação da matriz

Por: Rodnei Corsini

Na última enquete sobre serigrafia em nosso portal, perguntamos aos navegantes qual o principal problema de impressão enfrentado por eles. Os serígrafos internautas elegeram a má gravação da matriz como a principal causa dos problemas de impressão em seus trabalhos, com 28% dos votos.



O segundo maior problema enfrentado pelo serígrafo é a variação da tonalidade dos impressos em relação à imagem original (26% dos votos). Em terceiro ficou a falta de definição da imagem (20%), seguida do serrilhado (17%). Por último, o moiré é o principal problema de impressão de 7% dos serígrafos que participaram da votação.



O resultado da enquete é tema da matéria de Conteúdo Exclusivo de nosso portal neste mês. Leia e confira os principais problemas de impressão que têm como origem a má gravação da matriz. E o mais importante: veja como evitá-los.

Falhas de impressão

Uma falha de impressão ocorre quando uma área do substrato que deveria receber tinta, depois da passada do rodo, não recebe. Ou, ainda, quando há depósito de tinta em uma área que não deveria receber. Esse tipo de falha está relacionado à camada de emulsão ou a sujeiras na tela serigráfica ou na prensa de gravação.

- Principais causas

Quando há depósito de tinta em áreas indevidas, a causa quase sempre está em furos da camada de emulsão. Furos são pequenas áreas abertas indevidamente. Muitas vezes, o serígrafo só percebe que a camada de emulsão está furada depois de imprimir.

O que pode fazer com que a emulsão fique com furos é a falta de ancoragem da emulsão no tecido serigráfico. Nesses casos, na hora da decapagem o jato de água retira a emulsão que, apesar de seca, não ficou devidamente presa à trama do tecido. A emulsão pode não aderir adequadamente à malha devido a má aplicação ou a sujeiras no tecido.

Outra origem dos furos também pode ser a presença de sujeiras no vidro da prensa de gravação, o que vai bloquear, indevidamente, a passagem de luz para a emulsão.

Quando houver resíduos de tinta de trabalhos anteriores no tecido serigráfico, pode ocorrer o entupimento de tinta na trama do tecido, ocasionando, assim, falhas de impressão.

- Como evitar

Para que a emulsão não apresente furos, aplique-a sobre o tecido devidamente desengraxado. Há desengraxantes próprios para isso, que eliminam qualquer vestígio de gordura no tecido. Como a emulsão é um produto à base d´água, a gordura impede que ela ancore devidamente.

É recomendável, também, deixar que a emulsão descanse por 2 horas depois de preparada. Isso elimina as bolhas de ar do produto. Uma bolha na camada de emulsão forma o que chamamos de olho-de-peixe, áreas frágeis da emulsão que são facilmente removidas na decapagem. Evite também emulsionar a tela muito rapidamente, pois isso pode favorecer a formação de bolhas de ar.

Resíduos de tinta de trabalhos anteriores também devem ser eliminados das telas antes da gravação. Para isso, utilize produtos conhecidos como removedores de imagens-fantasma.

Outra dica para obter uma camada de emulsão sólida é deixá-la com uma espessura equivalente a, pelo menos, 10% da espessura do tecido da tela.

O serrilhado geralmente tem origem na gravação da matriz (Agabê)Falta de definição nos contornos: serrilhado

O serrilhado é o tipo mais comum de falta de definição nos contornos da imagem. Ele faz com que a imagem apresente contornos imperfeitos em relação ao original. A origem do serrilhado pode estar no próprio diapositivo, mas, na maioria das vezes, a causa está na gravação da matriz.

- Principais causas

Uma emulsão de baixa qualidade pode gerar serrilhado, pois ela tende a não acompanhar o contorno do diapositivo durante a gravação.

Um tempo incorreto de exposição à luz também pode gerar serrilhado. Se a borda da emulsão não estiver suficientemente sólida, nos casos de sub-exposição, ela pode sofrer deformações na decapagem. Ou, pelo contrário, quando há superexposição a emulsão pode resistir indevidamente ao jato d’água nas bordas, ocasionando um recorte impreciso.

Se a gravação da matriz for realizada em uma tela com tecido branco, a difusão da luz também favorece a falta de definição e serrilhamento nos contornos.

- Como evitar

Utilize emulsões de alta definição, que acompanham o contorno do diapositivo independentemente da trama do tecido. Na hora da decapagem, utilize também um jato com pressão adequada. O ideal é que ele seja em formato de leque, para não pressionar a camada de emulsão de modo muito concentrado.

Também é sempre preferível gravar a matriz em telas com tecido amarelo. Essa cor de tecido evita que a difusão da luz emitida na hora da gravação deixe os contornos imprecisos.

Tecido amarelo evita a difração da luz e grava com mais precisão (Agabê)Problemas de tonalidade em quadricromia

A quadricromia é uma técnica usada pra imprimir imagens complexas a partir das quatro cores CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto). Com elas, são formadas, em tese, todas as outras cores exigidas em um trabalho de impressão. Por isso, caso uma das quatro cores seja impressa com mais ou com menos tinta do que o devido, a imagem final terá uma tonalidade alterada e diferente da original.

- Principais causas

Os problemas de tonalidade em quadricromia relacionados à gravação da matriz estão associados ao tempo de exposição à luz. Na quadricromia, cada uma das matrizes para impressão das quatro cores é gravada com retículas – pequenos pontos que, sobrepostos, vão combinar as cores CMYK e formar a imagem.

Se houver superexposição ou sub-exposição, o tamanho desses pontos não serão reproduzidos devidamente. Assim, se a matriz para impressão do magenta for gravada com exposição excessiva à luz, suas retículas vão ficar maiores e, conseqüentemente, a imagem final estará mais carregada nos tons da coloração magenta.

Da mesma forma, se houver sub-exposição a matriz não permitirá que a quantidade ideal de tinta para aquela cor seja depositada.

- Como evitar

Para reproduzir as cores em quadricromia, grave a matriz seguindo o tempo de exposição indicado para o tipo de emulsão que está utilizando. Utilize, também, uma distância correta entre a fonte de luz e a prensa. Use exatamente a mesma distância e o mesmo tempo de exposição para gravar as quatro matrizes CMYK.



Fonte: www.gruposertec.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

.

Copyright © NovArt Theme by ChocoTemplates.com & Blogger Themes Sponsored by Busy Buzz Blogging