Páginas

Serigrafia com responsabilidade.

A sustentabilidade também chegou para a serigrafia. Não apenas com a evolução tecnológica de novos equipamentos, mas também com aperfeiçoamento de produtos: tintas, vernizes, emulsões e solventes.
http://informativoceia.files.wordpress.com/2009/03/serigrafia1.jpg
Crédito da imagem:
informativoceia

Por meio da Normativa ROHS (Restriction of Hazardous Substances - em português - Restrição ao uso de Substâncias Nocivas), há pouco mais de dois anos, os produtos que contém chumbo, cádmio, mercúrio, cromo com valência 6, bifenilo policromado (PBB), éter difenilo polibromado (PBDE) e outros, não-degradáveis ou tóxicos, foram proibidos nos países considerados de primeiro mundo.
Desde então, não são aceitos na Europa, Japão, Canadá e Estados Unidos, produtos ou equipamentos, que contenham estes componentes químicos, em qualquer parte de sua estrutura, incluindo inscrições serigráficas e, nestes casos, tintas à base de solvente devem ser atóxicas para atender à norma.
A preocupação com a saúde do consumidor final chegou também até as estamparias. Transfers ou produtos de termotransferência, tintas e produtos químicos, devem respeitar normas internacionais para serem utilizadas em estampas.
A certificação “classe 1” para produtos químicos têxteis presentes em produtos como filmes de Transfer à base de Poliuretano (PU), Tinta Plastisol Free (livre de Ftalatos), pastas com conceitos ecológicos definidos e pigmentos atóxicos, fornece confiabilidade de que as estampas podem ser utilizadas para exportação, assim como poderão ser utilizadas em roupas infantis.
A consciência da preservação ecológica e da saúde do serígrafo é uma necessidade que vem sendo respeitada também nas formulações de novos produtos utilizados na serigrafia. Novos solventes para limpeza de telas e para desgravação são inodoros, recicláveis, biodegradáveis e não-inflamáveis. Produtos que auxiliam na decantação dos resíduos de tinta devem ser biodegradáveis.Atender às normas das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente é um meio mais seguro e econômico do que pagar multas ou indenizações por não cumpri-las.
A qualidade do nosso futuro depende das nossas ações no presente. Pense na responsabilidade perante seus funcionários e o meio ambiente. Pense que seus melhores clientes possuem ou almejam o certificado ISO 14.000 que trata da Gestão Ambiental. Se sua empresa não tiver critérios ecológicos, você poderá perder muitas oportunidades.
Vandre L. Dos Santos.
Coordenador de mercado – Serilon

Fonte:www.mssb.com.br

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
max disse...

as cores da letra na pagina dificultão a leitura do texto.
talves se trocassem a cor por uma mais clara ficaria otimo o sit estar muito bonito no entanto com este pequeno poblema.

maxiney

Postar um comentário

.

Copyright © NovArt Theme by ChocoTemplates.com & Blogger Themes Sponsored by Busy Buzz Blogging